DestaqueDestinosEuropa

Hotel Crystal: onde se hospedar nos alpes suíços

@flymaniacs@flymaniacs

Montanha com neve no topo e pinheiros por todos os lados. Quem nunca sonhou em estar em um lugar assim? Pois é, agora imagine acordar e dormir durante algumas noites com essa vista. Foi assim a nossa hospedagem no Hotel Crystal, na pequena cidade de Engelberg.

A cidade pode não ser conhecida para muitas pessoas, mas para quem quer explorar uma das regiões mais bonitas e com as melhores montanhas da Suíça, esse é o lugar ideal. Engelberg fica a algumas horas de Lucerna e de três montanhas muito visitadas por lá: Rigi, Pilatus e Titlis. Essa última, inclusive, fica bem em frente ao hotel e era nossa vista de todas as manhãs. Aliás, confira o nosso roteiro de 12 dias pela Suíça e tudo o que você precisa saber antes de ir para o país.

O país tem muitas montanhas para você explorar, entre elas a Rigi, que fica próxima de Engelberg (Foto: Flymaniacs)
O país tem muitas montanhas para você explorar, entre elas a Rigi, que fica próxima de Engelberg (Foto: Flymaniacs)

Nós escolhemos ficar nessa região, e não em uma cidade grande como Lucerna, para curtir o real clima dos alpes. A cidade é muito pequena e pacata, mas quem não gosta de dar uma desacelerada de vez em quando, principalmente nas férias? E como em qualquer cidade pequena, a maioria das empresas são familiares.

Com o Hotel Crystal não é diferente, e isso o torna ainda mais especial. O hotel é comandado pela Sandra e Fabienne, duas irmãs que assumiram o local em abril de 2018. Antes disso, o lugar já era um hotel, mas elas resolveram tomar frente do negócio para melhorar o atendimento aos hóspedes.

Desde que elas assumiram, o foco é 100% no serviço oferecido aos clientes. A estrutura continua praticamente a mesma, mas algumas reformas vem sendo feitas aos poucos para melhorar o conforto dos hóspedes, que, diga-se, já é excelente!

| Nossa estadia

Como fomos para essa região para conhecer três lugares diferentes – Lucerna, Rigi e Titlis – resolvemos passar três dias por lá. Para Lucerna e Rigi, que ficam a 1h da cidade, fizemos bate-volta, o que não é nada ruim pelas lindas estradas da Suíça. Inclusive, isso já é um ótimo passeio para o dia!

Nosso quarto do Hotel Crystal (Foto: Flymaniacs)
Nosso quarto do Hotel Crystal (Foto: Flymaniacs)

Logo que chegamos já fomos recebidos por uma das donas, Fabienne. Muito simpática, ela nos deu todas as instruções necessárias, como horário do café da manhã, localização dos principais pontos turísticos e depois nos deixou à vontade para irmos para nosso quarto, afinal, era fim do dia e estávamos exaustos.

Subimos para a suíte, que era super aconchegante, bem com aquela cara de alpes suíços, tudo de madeira, luz baixa. Dá até saudade de lembrar! No dia seguinte, conhecemos Sandra, a outra proprietária, que nos falou um pouco da história do lugar. Ainda, contamos tudo o que gostaríamos de fazer na região e ela nos ajudou com dicas valiosas de logística que só alguém da região poderia saber.

É quase certo que você verá neve no Monte Titlis, na cidade de Engelberg (Foto: Flymaniacs)
É quase certo que você verá neve no Monte Titlis, na cidade de Engelberg (Foto: Flymaniacs)

Sem falar que estava chovendo muito e ela nos emprestou seu próprio guarda-chuvas para andar na cidade. Esses pequenos detalhes fazem toda a diferença na hora de avaliar um serviço. O cuidado e a atenção que as duas proprietárias tiveram com a gente durante a nossa estadia foi impressionante.

| O hotel

O Hotel Crystal em si já existe há alguns anos, mas era outra direção. Assim que as irmãs o assumiram, alguns espaços foram reformados, como o restaurante que tem dentro da propriedade, e que serve também o público externo. Dentro das acomodações, as mudanças estão sendo realizadas aos poucos, mas a maior parte fica por conta da decoração e facilidades. A troca das cortinas, lençóis, colchões e toalhas.

Em relação a estrutura do hotel, ele é rústico, pois essa é a ideia da região. E, apesar de parecer grande pelo lado de fora, conta com apenas 27 quartos. Não vá esperando luxo, pé direito alto ou até mesmo serviço de quarto. Em compensação, o Hotel Crystal oferece uma pegada mais intimista, com cômodos menores e um staff bem atencioso e que cuida do hóspede como se fosse um familiar.

Hotel Crystal (Foto: Flymaniacs)
Hotel Crystal (Foto: Flymaniacs)

A recepção não funciona 24 horas. Normalmente, após às 21h, caso você precise de algo urgente, é necessário ligar para um ramal do telefone da recepção. Por incrível que pareça, essa é uma prática comum em alguns hotéis na Suíça. Confesso que achamos interessante, pois sentimos que estávamos sozinhos no hotel, o que dá aquela sensação de estar em casa, mas soou bem acolhedor ao perceber que tem alguém ali para nos ajudar.

Além dos quartos tradicionais – 1, 2, 3 ou 4 pessoas – o Hotel Crystal tem também um apartamento (com cozinha e tudo o mais) para família. Ainda, os hóspedes têm à disposição uma espécie de spa com três opções de sauna (sendo uma com teto “estrelado”), duchas, banheira e até cadeira para relaxar entre uma sauna e outra. Esse é outro serviço bem comum pela Suíça, mas especialmente bem valorizado no Crystal. Acho que eles curtem uma sauna depois de um dia frio!

Sauna do Hotel Crystal (Foto: Flymaniacs)
Sauna do Hotel Crystal (Foto: Flymaniacs)

Sempre que voltávamos dos passeios, quem estava na recepção perguntava se a gente queria que a sauna fosse ligada. E lá na sauna você tem acesso a toalhas, ou seja, nem precisa levar a do seu quarto. É realmente um espaço para você ir e relaxar.

Ah, mas vale dizer que é muito comum na Europa que as pessoas fiquem nuas nas saunas. Claro, se estiver apenas você, faça como achar melhor. Mas, caso tenha mais alguém usando o espaço, você terá que respeitar esse costume.

Logo ao lado da entrada, tem uma pequena sala que serve de brinquedoteca. Alguns brinquedos, bichinhos de pelúcia e uma TV para distrair a criançada. Bem simples, mas com espaço para servir pais que viajam com os pequenos.

Algo que não podemos deixar de elogiar é o café da manhã. Ele é servido em um espaço ao lado do restaurante, no melhor estilo continental. Tem de tudo um pouco: pães, frios, geleias, iogurtes, granolas, queijos (todos produzidos na região!), Nutella… e algumas coisinhas mais. E se você quiser, elas ainda preparam ovos da forma que você preferir.

Café da manhã do Hotel Crystal (Foto: Flymaniacs)
Café da manhã do Hotel Crystal (Foto: Flymaniacs)

Para dar mais comodidade ainda aos hóspedes, o Hotel Crystal oferece local para deixar bicicleta e esquis, além de local de recarga para carros elétricos.

O viés da sustentabilidade, aliás, é outra qualidade do hotel,. Durante o verão, a eletricidade vem de energia solar. Já para a limpeza, todos os produtos são ecofriendly. A água é reutilizada e por aí vai. A política delas é trabalhar com a natureza, não contra a natureza. É bom se hospedar em um local que se preocupa também com o meio ambiente, né? 

| Acomodações

No total são 27 quartos, mais um apartamento para família. Todos os quartos têm TV, cofre, armário, frigobar (ele não é abastecido), aquecedor e secador de cabelo. Existem quartos para uma, duas (casais ou solteiros), três e até 4 pessoas.

Os quartos são bem confortáveis apesar de não serem tão amplos. Existe a opção com e sem varanda, sendo que alguns têm vista para as montanhas. Isso, claro, impacta no preço final.

Quarto para quatro pessoas do Hotel Crystal (Foto: Flymaniacs)
Quarto para quatro pessoas do Hotel Crystal (Foto: Flymaniacs)

Nós ficamos em um quarto de casal com vista para os alpes. Uma vista realmente de tirar o fôlego. E, como em todos os quartos, tínhamos sempre à disposição uma chaleira para fazer chá ou café depois de um dia cansativo.

O que achamos bem interessante é que eles oferecem o apartamento família, que comporta 4 pessoas, e além dos quartos (que são dois), os hóspedes têm toda a estrutura de uma casa, com sala de estar, sala de jantar, banheiro com banheira e uma cozinha totalmente equipada. Ou seja, dá pra se sentir um autêntico morador de Engelberg.

Quarto no apartamento família do Hotel Crystal (Foto: Flymaniacs)
Quarto no apartamento família do Hotel Crystal (Foto: Flymaniacs)

Para ficar nesse quarto, é necessário passar no mínimo 3 noites no local. Essa é uma boa pedida para pessoas que vão para região em temporada de esqui e querem aproveitar por um longo período.

| Restaurante

Como já comentamos, o hotel tem um restaurante, o Tuifelsstei. Ele é aberto ao público e fecha aos domingos e segundas-feiras. A culinária é italiana, mas a Sandra afirmou que todos os produtos são locais. Os preços dos pratos variam bastante. Os risotos vão de CHF 24, massas CHF 26 e taças de vinhos em torno de CHF 7. Infelizmente não tivemos tempo de experimentar os pratos, mas a julgar pelo cuidado com todo o resto, a comida também deve ser excelente!

Restaurante Tuifelsstei (Foto: Flymaniacs)
Restaurante Tuifelsstei (Foto: Flymaniacs)

Esse foi o lugar mais reformado sob a direção das irmãs. Ele é bem clean, mas ainda assim com uma pegada rústica, usando bastante madeira e pedras na decoração.

| Preços

Como a maioria dos hotéis na Suíça, os valores são mais altos do que praticado em outros países da Europa. O quarto individual começa a partir de CHF 80, de 2 pessoas CHF 125, e para 3 pessoas CHF 135. Mas esses valores podem variar muito de acordo com a temporada e o tipo do quarto (com ou sem vista para as montanhas).

| Localização

A cidade de Engelberg é bem pequena, então o hotel está próximo de praticamente tudo o que você precisar: mercados, restaurantes, transporte público (fica ao lado da estação de trem) e, para quem for conhecer, 5 minutos caminhando até a entrada da Montanha Titlis.

Veja mais fotos do Hotel Crystal:

 HOTEL CRYSTAL

Sitewww.hotelcrystal.ch/

Instagram: @hotel_crystal_engelberg

Facebook: Hotel Crystal Engelberg

Endereço: Dorfstrasse 45

E-mail: info@hotelcrystal.ch

Telefone: +41 41637-2122

Wi-fi: grátis e ilimitado

Check-in: 15h às 21h

Check-out: 7h às 11h

Café da manhã: incluso

Estacionamento: incluso

*O Flymaniacs  ficou sempre conectado com o chip da SimPremium, empresa americana que oferece o serviço de chip internacional para celular (voz, SMS e dados).

6 Comentários

    1. A vista era absurdamente linda. Tão bom acordar todos os dias assim.
      Tudo na Suíça é um pouco caro. Então a questão de custo é meio relativa. Um quarto para duas pessoas, por exemplo, custa a partir de R$ 500. Não é muito barato, mas é o padrão do país.

Deixe sua mensagem