DestaqueDestinosEuropa

Como é conhecer Jungfraujoch, Top of Europe?

@flymaniacs@flymaniacs

Durante a nossa viagem de 12 dias pela Suíça, não poderia faltar o passeio que leva ao Jungfraujoch, complexo turístico considerado o Topo da Europa por ser o lugar mais alto que se pode chegar de trem no continente. Localizada na cidade de Interlaken, são 3.454 metros acima do nível do mar, imagine a vista lá do alto?

A viagem demanda muito tempo, ao menos 6 horas, então reserve um dia todo para aproveitar o passeio, que realmente é um dos mais incríveis e impressionantes do país. Quando a gente foi, o tempo estava bem ruim, com neblina, o que impediu de termos aquela vista de tirar o fôlego que estávamos esperando.

Mas tudo bem! Mesmo assim, a subida valeu cada centavo de franco. Afinal, lá no alto você tem várias atrações além da vista, sendo que muitas delas são cobertas. Já já eu conto mais sobre elas. Nas plataformas descobertas, não tínhamos a vista, mas tinha muita neve, o que pra gente aqui do Brasil já é uma atração por si só.

Lá no alto a temperatura pode chegar a -10ºC (Foto: Flymaniacs)
Lá no alto a temperatura pode chegar a -10ºC (Foto: Flymaniacs)

O complexo fica entre duas montanhas, a Mönch e a Jungfrau, sendo a segunda a mais alta, e tem uma estrutura muito boa!

| Como chegar até Jungfraujoch

Para chegar até o alto, o passeio começa em Interlaken Ost, estação de trem central da cidade. Os trens partem em vários horários durante o dia, mas aconselhamos você começar o trajeto logo cedo, pois ele demora 2 horas. São várias trocas de trem até chegar ao topo. Claro, o passeio já começa na subida, com uma vista absurda de casinhas e montanhas. Bem aquele cenário que você tanto deseja ver na Suíça.


MAIS SOBRE A SUÍÇA
O que você precisa saber antes de ir para a Suíça
Roteiro de 12 dias pela Suíça
Saiba o que fazer em Zermatt, na Suíça
Hotel Crystal: onde se hospedar nos alpes suíços
Conheça o Lac St-Leonard, o lago subterrâneo da Suíça
Tudo sobre o Monte Titlis, em Engelberg
Banho de águas termais na Suíça


O circuito é circular. Ou seja, da estação Interlaken Ost você tem duas opções de caminhos. Você pode subir por Lauterbrunnen, que é uma cidade que dizem valer muito a pena conhecer por ter inúmeras cachoeiras (infelizmente não tivemos tempo), ou por Grindelwald. A nossa sugestão é subir por um lado e descer pelo outro. Assim você terá duas visões dos alpes bem diferente uma da outra.

Além de subir por lados diferentes, aconselhamos até você eventualmente (se tiver tempo) descer e explorar um pouco esses vilarejos. Eles são pequenos, super charmosos e possuem trilhas para quem tiver pique.

Para chegar até o topo, você precisa pegar o trem e trocar algumas vezes (Foto: Flymaniacs)
Para chegar até o topo, você precisa pegar o trem e trocar algumas vezes (Foto: Flymaniacs)

Até essas duas primeiras estações, são 20/25 minutos. Depois, você trocará de trem para ir até Kleine Scheidegg. Esse trecho leva uns 45 minutos. Acontece que a vista é tão linda que você nem vai sentir o tempo passar.

Finalmente, você pega um último trem para o complexo Jungfraujoch Top of Europe. Serão mais 50 minutos até o topo. A ferrovia é bem antiga, foi idealizada quando ainda não havia a tecnologia de teleférico, então a solução para chegar ao alto foi construir túneis por dentro das montanhas.

Caso você não esteja hospedado na região de Interlaken, vale se programar para chegar na cidade por volta das 9h da manhã. Assim, você terá mais tempo para curtir o complexo e ainda parar em algum trecho do percurso.

| O que fazer em Jungfraujoch

Sinceramente, nem precisa ter muita coisa para fazer lá no alto. Só de estar no topo mais alto da Europa e ter uma vista absurda dos alpes, já é o suficiente! Mas não, lá em cima você tem outras atrações. O ideal é ir sem pressa, pois são muitos detalhes, sem contar no tempo que você deve dedicar só para ficar contemplando a natureza.

O caminho até o Jungfraujoch já faz parte do passeio (Foto: Flymaniacs)
O caminho até o Jungfraujoch já faz parte do passeio (Foto: Flymaniacs)

Pra você ter ideia, mesmo com o tempo fechado, nós ficamos mais de 1 hora e meia por lá. Por isso que falamos que o tour todo leva umas 6 horas. Bom, vamos ao que interessa, aos pontos lá no Jungfraujoch. O legal é que você faz um percurso lá no alto, então não rola aquela indecisão de onde ir logo que você chegar.

Jungfrau Panorama: 360 Experience

Logo que você sai do trem, você passará por um túnel até chegar em uma sala que exibe um filme de 4 minutos sobre a cadeia de montanhas. Confesso que não ficamos até o final, pois queríamos conhecer logo o que o lugar tinha a nos oferecer!

Sphinx

Logo depois, você pega um elevador (muito rápido) até uma plataforma a céu aberto para ver os alpes de pertinho. Dizem ser a melhor parte do passeio, mas o tempo estava todo fechado e mal conseguimos ver. Aliás, dizem que esse é um passeio que você obrigatoriamente verá neve e, para a nossa surpresa, nós pegamos a neve caindo, ou seja, fez a visita valer mais do que qualquer paisagem!

Berghaus

A loja da Lindt mais alta da Europa (Foto: Flymaniacs)
A loja da Lindt mais alta da Europa (Foto: Flymaniacs)

Aqui é onde ficam as lojas e restaurantes do complexo. Entre eles, a loja da Lindt mais alta da Europa. Mesmo que você não vá comprar nada, vale entrar rapidinho. Tem até uma tela interativa para saber mais sobre os chocolates e se distrair com alguns jogos.

Snow Fun

Essa área abre apenas de maio até meio de outubro. É nessa atração em que você poderá se divertir na neve, como se fosse verão. Entre as atividades você encontra pneu inflado com o Snowtubing, trenó, tobogã Flying Fox e ainda ski e snowboard.

Plateau

Provavelmente você verá muita neve no Jungfraujoch (Foto: Flymaniacs)
Provavelmente você verá muita neve no Jungfraujoch (Foto: Flymaniacs)

Mais um lugar para você sair e observar os lindos alpes ao ar livre. Essa parte é bem maior do que o Sphinx, até por isso eles colocaram uma corda para a galera não abusar e avançar na montanha, mas em todos obedecem.

Mönchsjochhütte

Essa é a área onde está localizada o hotel, mas é preciso fazer uma caminhada de 45 minutos para chegar até lá. Se você tiver pouco tempo, tome cuidado para não perder o horário do último trem. A trilha é feita em meio ao Patrimônio Mundial da UNESCO, os alpes suíços Jungfrau. Algumas curiosidades que valem saber, mesmo que você não fique hospedado: lá se lava tudo com água derretida de um tanque de 3000 litros e o dono do hotel recebe comida e bebidas do Jungfraujoch em um snowmobile.

Alpine Sensation

(Foto: Flymaniacs)
(Foto: Flymaniacs)

Essa parte conecta Sphinx ao Palácio de Gelo e mostra um pouco do sacrifício que foi feito para idealizar e construir o complexo Jungfraujoch. É um local em que você vai caminhando e observando imagens antigas e história dos primeiros desbravadores da região e os trabalhadores que colocaram tudo isso de pé.

Ice Palace

Ice Palace (Foto: Flymaniacs)
Ice Palace (Foto: Flymaniacs)

Se ao ar livre estava frio, acho que o túnel de gelo do Palácio de gelo estava ainda mais. Lá é possível ver esculturas em gelo, como águia, pinguim, urso. A diversão é procurar pelo personagem do filme A Era do Gelo preso em umas das paredes congeladas do palácio.

| Preços

Por ser a montanha mais alta da Europa e exigir muita manutenção, não tem como esperar algo muito barato. Sim, o passeio é caro. Ele custa CHF 180, saindo da estação Interlaken Ost. Esse valor pode variar um pouco de acordo com a temporada.

Porém, se você tiver o Swiss Pass, os valores são outros. Isso porque até a primeira estação (Lauterbrunnen ou Grindelwald), você não precisa pagar. Para ir dessas estações até Kleine Scheidegg, você tem 50% de desconto. E, depois, até o topo, tem 25% de desconto.

| Dicas

  • Vá bem agasalhado. Mesmo que esteja calor lá embaixo, no alto é quase sempre temperatura abaixo de zero. Nós pegamos -7ºC.
  • Use sapatos confortáveis e impermeáveis (se possível). Você com certeza vai querer caminhar na neve e não é legal ficar com os pés molhados.
  • Leve água e lanches. Essa é uma dica que vale para todos os passeios da Suíça. Os valores no alto das montanhas são igualmente Então ter algo para comer quando bater a fome, é fundamental!
  • Fique de olho nos horários do trem. Caso contrário, você irá aproveitar pouco lá e pode até perder o último trem.
  • Falando em trem, tome cuidado com o seu ticket. Em todos os trechos houve inspeção e tivemos que mostrá-lo. Caso você o perca, terá que pagar novamente, e até desembolsar uma grana de multa.
  • Passe protetor solar. Caso você não pegue o tempo muito fechado, como nós, lembre-se que a neve reflete os raios solares, o que te deixa ainda mais exposto. Não se deixe enganar pelo frio!

Veja mais fotos de Jungfraujoch:

JUNGFRAUJOCH – TOP OF EUROPE

Site: https://www.jungfrau.ch/en-gb/

Facebook: Jungfrau – Top of Europe 

Endereço: Interlaken Ost (estação de trem)

Telefone: +41 33 828 72 33

E-mail: info@jungfrau.ch

Preço: CHF 180

Horários: 8h às 18h (seg-sex) // 9h às 18h (sáb-dom)

*O Flymaniacs ficou sempre conectado com o chip da SimPremium, empresa americana que oferece o serviço de chip internacional para celular (voz, SMS e dados).

Deixe sua mensagem