América do SulDestaqueDestinos

Volta de bike na Garganta del Diablo, no Atacama

@fymaniacs@flymaniacs

San Pedro de Atacama tem uma diversidade incrível de passeios. Mas às vezes é bom deixar os tours com grupos de lado e intercalar com outras atividades. Por isso, tiramos uma das nossas últimas tardes em San Pedro de Atacama para conhecer um pouco mais da cidade. Com muita disposição, resolvemos alugar uma bike e explorar os arredores da região.

Diversas agências pela cidade têm bicicletas para alugar por $ 3.500 pesos chilenos durante 6 horas. Porém, muitas magrelas são velhas e mal cuidadas e vimos pessoas que ficaram na mão (ou melhor, à pé) durante o passeio. Com isso, avaliamos a qualidade das bikes e optamos em alugar na Apacheta, localizada na rua Gustavo Le Paige. Pagamos $ 4.000 com direito a um kit de manutenção caso acontecesse algo e ainda recebemos orientações sobre as melhores trilhas da região.

A região é formada por espécie de canions (Foto: Flymaniacs)

Saímos do centro da cidade e fomos sentido Pukara de Quitor, uma fortaleza construída por civilizações pré-incaicas. Pode-se pagar $ 3.000 pesos para escalar a montanha e ter uma vista privilegiada da região. Nós optamos por não entrar e seguimos para a praça ao lado. Bonita, mas sem muito para se ver e fazer, a não ser por algumas esculturas encravadas no morro. Esse percurso dura 3 quilômetros desde San Pedro e o caminho é sempre plano. Tranquilo mesmo para aqueles que não são atletas.

De lá fomos para o local que era, de fato, nosso destino: Garganta del Diablo. Para chegar, é preciso um pouco mais de disposição, pois fica a 16 quilômetros de distância (ida e volta) da cidade. O trajeto, apesar de ser plano, não é nada tranquilo. Foi preciso atravessar 5 vezes um rio até chegar à entrada da Garganta del Diablo. A recomendação era que atravessássemos o rio com a bike na mão, para não molhar as engrenagens. Ok, não foi difícil, mas isso torna o passeio um pouco cansativo.

O trajeto para chegar até a Garganta del Diablo conta com alguns rios e muita terra (Foto: Flymaniacs)

Apesar do esforço, é recompensador ao chegar ao local. Primeiro porque o percurso é uma espécie de vale entre montanhas de areia. Depois, a Garganta é, na verdade, cânions de mais de quinze metros de altura e pequenas cavernas, o que deixa o passeio ainda mais emocionante. A melhor parte é que não é possível entrar de carro, ou seja, só se vê aventureiros de bicicleta, isso se você cruzar com alguém.

O percurso dentro da Garganta del Diablo é de pouco mais de 1 quilômetro. Se esforce e faça a trilha até o final. Apesar dos cenários serem um pouco parecidos, cada cantinho é inusitado. Aliás, em alguns momentos será necessário levar a bike na mão novamente, pois mal se tem espaço para passar entre as pedras.

Depois de muito pedalar e parar para tirar muitas fotos, voltamos para San Pedro. Esse passeio dura em média 2 ou 3 horas, dependendo do pique de cada um.

Confira mais algumas fotos:

INFORMAÇÕES

Valor (aluguel bike): a partir de $3.500

Horário: aluguel por 6 horas

O que levar: tênis (que pode molhar), óculos escuros e água.