Se tem um destino que exige flexibilidade na hora de viajar, é a Islândia! E isso ficou claro assim que começamos a planejar a nossa viagem pelo país. Só de acompanhar a previsão do tempo por alguns dias, deu pra ver que as condições por lá mudam de repente, com nevascas e ventos fortes que impedem você de seguir viagem. Outro grande desafio seria combinar as atrações, que são bem distantes entre si, em um roteiro lógico. Bom, como a gente acredita que viajar é viver novas experiências, foi aí que surgiu a ideia de que era a hora de realizar um sonho antigo de viajar de campervan na Islândia.
Depois disso, foi fácil decidir que queríamos dar a volta no país, percorrendo a rota conhecida como Ring Road. Dirigir por mais de 3 mil quilômetros ao redor da ilha é algo que demanda tempo e você também precisa estar preparado para fazer alguns ajustes no seu roteiro ao longo do caminho.
Tempo a gente até tinha – foram 9 dias de viagem -, e mesmo assim precisamos deixar muita coisa de fora. Tudo bem! Pelo menos agora já temos uma boa desculpa pra voltar pra lá. Mas nosso maior receio era enfrentar as condições climáticas quase imprevisíveis, principalmente no fim do outono, quando neve e ventos fortíssimos atingem o país.
Na verdade, é bem comum encontrar estradas fechadas depois de uma nevasca inesperada. E ainda tem as rajadas de vento, que podem ser tão fortes a ponto de tirar o carro da estrada e até fazer um veículo maior (tipo nossa campervan!) capotar!
Ou seja, tudo isso pode atrapalhar bastante os planos se você não tiver flexibilidade. Imagina você reservar um hotel na próxima cidade que você vai visitar e não conseguir chegar por causa de uma ventania? Além de perder a hospedagem e ter a dor de cabeça de procurar um hotel de última hora – e pagar caro por isso -, o roteiro todo ficaria comprometido. E se tem uma coisa que a gente evita numa viagem é atropelar o roteiro por falta de tempo!
Ou seja, viajar de campervan na Islândia foi, de longe, nossa melhor opção. Afinal, ter a praticidade de mudar o roteiro sem se preocupar com onde vamos dormir ou que horas vamos chegar em tal cidade foi essencial pra viagem.
Nessa matéria, contamos toda nossa experiência em viajar de campervan pela Islândia.
- Campervan X Motorhome
- Campings para campervans na Islândia
- Campervan X Hotel
- A nossa campervan na Islândia
- Melhor época
- Como é dirigir de campervan
- Quanto custa
- Vantagens e desvantagens
|Campervan X Motorhome
Mas afinal, o que é uma campervan? Basicamente, é um carro adaptado para você passar a noite nele. Muita gente se confunde com motorhome, mas esse é construído sobre um chassi de caminhão ou ônibus, costuma ser mais espaçoso, geralmente têm banheiro com chuveiro, cozinha e outras coisas mais.
Já a campervan é menor, mas ainda assim espaçosa para 2 até 5 pessoas, e talvez a maior diferença pra um motorhome é que ela não tem banheiro. Mas, sinceramente, não sentimos falta de ter um banheiro a bordo ao viajar de campervan na Islândia, afinal você pode usar um WC em diversos lugares pelo caminho, como postos e mercados. Além disso, você obrigatoriamente vai ter que dormir em um camping e a maioria deles têm uma ótima estrutura com banheiro, chuveiro, cozinha e alguns até lavanderia.
Leia também: Tudo sobre alugar campervan pela Islândia
|Como são os campings para campervan
É inevitável se perguntar como é dormir em uma campervan? Em primeiro lugar, vale dizer que na Islândia você não pode simplesmente parar sua campervan em qualquer lugar para passar a noite. É proibido, por exemplo, estacionar nos acostamentos, em estacionamentos ou em qualquer outro local que não seja um camping.
A boa notícia é que o país tem muitos campings espalhados por todos os lados e quase todos têm uma ótima estrutura para quem quer só descansar durante uma noite.
Apesar disso, é preciso ficar de olho na época do ano que você vai, pois a partir de setembro/outubro, com a chegada do frio, muitos dos acampamentos fecham. Ou seja, por mais que a campervan traga mais flexibilidade, você ainda precisa se planejar e anotar os campings que estarão abertos na época do ano que você for. Lembre-se que tudo na Islândia é longe, então pode ser que você precise rodar por horas até o acampamento mais próximo, sobretudo nos meses de inverno.
Esse mapa abaixo, com todos os campings que existem no país, nos ajudou muito! Se quiser, você também pode ver mais informações no site: https://tjalda.is/.
Fomos em outubro e não tivemos dificuldade em encontrar onde dormir. Mas, como falamos, fizemos nossos planos com antecedência para não dar de cara com um portão fechado ao viajar de campervan na Islândia.
Leia mais sobre a Islândia: Melhor época para viajar pela Islândia
Se você está planejando sua viagem para o verão, aí a história é outra. Como essa época é alta temporada, todos os campings estão abertos e existe praticamente um a cada esquina. Apesar de quase nenhum acampamento exigir reserva antecipada, alguns oferecem essa opção até mesmo para facilitar a vida dos viajantes. E se for necessário, dá pra você fazer a reserva na porta do estabelecimento. Então, tranquilo!
Estrutura dos campings para campervan na Islândia
Você vai encontrar de tudo. Desde campings com uma mega estrutura, outros mais simples. Mas uma coisa é fato: todos que ficamos foram ótimos. Em comum entre todos eles está um grande estacionamento para parar o carro e banheiros (alguns banhos são pagos à parte, por isso, tenha sempre um pouco de dinheiro em espécie em mãos). Os que entram na lista de bem equipados têm coisas como: cozinha equipada, área para churrasco, ponto de eletricidade (para motorhomes), lavanderia, e por aí vai!
Importante: se a recepção estiver fechada, você deve pagar no dia seguinte. Em um local que paramos aconteceu de não ter ninguém nem à noite, nem pela manhã. Deixamos um recado com o nosso telefone e eles nos ligaram para cobrar.
Leia mais: Quanto custa viajar para Islândia
|Campervan X Hotel
Sinceramente, se você alugar um carro convencional (2WD) e ficar em hotéis mais simples, como airbnb ou guesthouses (que são quartos normalmente em uma casa com cozinha e banheiros compartilhados), pode ser que o aluguel de uma campervan saia praticamente pelo mesmo valor. Mas lembre-se que a experiência de uma campervan na Islândia é totalmente diferente. Agora, se custo for algo que impacte seus planos, pense que com a campervan você pode fazer compras no mercado e cozinhar no carro, em vez de comer todo dia em restaurante (que acredite: é bem caro).
Dica: se você não for viajar de campervan ou mesmo assim quiser reservar um hotel, nós sempre buscamos lugares no Booking.com, ferramenta ótima para escolher o melhor local para ficar.
|A nossa campervan na Islândia
Nós fizemos a nossa viagem de campervan na Islândia em parceria com a empresa islandesa Lava Car Rental. Quando decidimos que essa seria a nossa forma de viajar, começamos a procurar muitas empresas. Uma coisa que a gente não abria mão era encontrar uma empresa confiável e que tivesse boas recomendações, afinal, seria nossa primeira viagem em uma campervan e em um país inóspito como a Islândia.
A Lava é uma empresa que começou em 2016 com 30 carros e hoje tem 250 veículos, entre carros 2WD, 4×4 e campervans. Ou seja, para todos os estilos! Nessa matéria contamos mais da nossa experiência de como foi viajar de campervan pela Islândia com a Lava Cara Rental.
Dica: não viaje sem um seguro de viagem para a Islândia. Sempre buscamos o melhor preço Na Seguros Promo e você ainda tem 5% de desconto na sua compra usando o cupom FLYMANIACS5.
Mas já adiantamos que foi sensacional! O nosso carro veio basicamente com tudo o que a gente precisava: fogão para cozinhar onde e quando quiser, geladeira portátil elétrica, aquecedor (super importante), roupas de cama (cobertor, travesseiro e saco de dormir), utensílios de cozinha e galão de água que abastecemos em diferentes locais pra cozinhar ou até consumir.
Acredite, você não vai precisar de mais nada! E o melhor de tudo, é que todos esses itens acima estavam inclusos no aluguel. Isso significa menos dor de cabeça na hora de fechar o aluguel, pois muitas empresas cobram os acessórios à parte e você fica perdido com o que realmente contratou e até desconfiado se pegou mais (ou menos) do que precisava.
|Melhor época para viajar de campervan na Islândia
Na nossa opinião é sempre: a época que você puder ir! O verão indiscutivelmente deve ser incrível, pois o sol praticamente não se põe, há mais acampamentos abertos e, claro, as temperaturas são amenas.
Nós fomos no final de outubro e lemos muitos comentários de que é ok viajar nessa época, mas outros desaconselharam. Sinceramente, não poderia ter sido mais perfeito! Confira mais nessa matéria sobre a melhor época para viajar pela Islândia.
Claro que o frio não é agradável quando você precisa sair ao ar livre durante a noite para ir ao banheiro ou até mesmo para tomar banho. Sem falar no vento para cozinhar com a temperatura negativa. Mas ainda assim, se você só tem os meses frios para ir, com certeza vai valer a pena a viagem. Você só precisa ter a consciência dessas coisas antes de embarcar.
Uma das dúvidas que mais recebemos no instagram, e que a gente mesmo tinha antes de ir, é se passamos frio na hora de dormir. A resposta: não! Garantimos que com um carro com aquecedor, você não vai passar frio. Pelo contrário, passamos até calor em algumas noites.
Do lado de fora, a coisa já foi um pouco mais complicada, mas nada muito preocupante. Uma noite ou outra que sentimos que seria difícil cozinhar por conta do frio e vento, paramos em um café ou lanchonete para comer. É um gasto a mais, mas economizando tanto ao comer todos os outros dias na campervan na Islândia, que esse gasto no fim não impactou muito.
Mas caso você decida ir durante o alto inverno, considere um carro com pneu apropriado ou até mesmo uma campervan 4×4, pois tem regiões que não se pode chegar sem um veículo assim, principalmente se tiver neve. O nosso não era 4X4, mas já estava equipado com pneus de inverno. Então mesmo com a neve que estava começando a cair no país, não tivemos problema. Mas de dezembro e janeiro, esqueça se não for 4×4 e você quiser fazer grandes deslocamentos.
Dica: compre seus passeios pela Islândia sem pegar fila.
|Como é dirigir uma campervan na Islândia
Tranquilo, mas é preciso muita atenção e cuidado. Talvez para quem não tenha muita experiência em estrada, seja recomendado evitar viajar durante a noite ou então repensar em como fazer a viagem. As vias (falando na Ring Road) são, no geral, bem pavimentadas, mas não têm iluminação nem acostamento.
Apesar de você poder dirigir uma campervan com habilitação categoria B do Brasil, lembre-se que a campervan é um carro muito maior do que muitas pessoas estão acostumadas a dirigir. Ah! E qualquer viagem pela Islândia inclui o combo: vento e chuva! É comum você ouvir histórias de pessoas que foram deslocadas para fora da estrada por conta de uma ventania.
Por isso, você precisa dirigir com muita atenção e SEMPRE consultar os sites de previsão do tempo e situação das estradas todos os dias antes de começar a rodar.
Na verdade, essa era a primeira coisa que fazíamos: ver se tinha alguma estrada fechada e, principalmente, qual era a velocidade do vento.
Se o a previsão for de ventos iguais ou mais fortes que 18 m/s (equivalente 65 km/h), eles pedem para você mudar o seu roteiro, pois não aconselham campervans e motorhomes pegarem estrada. Sempre usamos o site vedur.is para checar o clima e o vento. Veja abaixo a imagem do mapa de um dia aleatório. Quando a região que você vai está com a cor roxa, é porque os ventos estão com velocidade acima do ideal para pegar estrada de campervan na Islândia.
|Quanto custa viajar de campervan na Islândia
Assim como tudo em uma viagem, o valor pode ir de R$ 0 a R$ 10000. Mentira, R$0 nunca vai acontecer, mas os valores variam demais de acordo com o tamanho, utensílios, empresa, se é 2WD ou 4×4 e por aí vai!
Para você ter uma ideia, na alugar uma campervan mais simples na Lava Car Rental, para duas pessoas, 2WD, custa 12.936 isk a diária, o que dá aproximadamente R$ 550. Já a campervan 4×4 para 3 pessoas, custa 21.840 isk (R$ 920) e a campervan 4×4 para 5 pessoas custa 31.120 isk (R$ 1310).
Esses valores podem mudar de acordo com a época do ano, mas ajuda para começar a organizar a viagem! Para saber mais, confira a nossa matéria sobre quanto custa viajar para Islândia.
Além do custo do veículo, considere pegar alguns seguros extras. O aluguel de carro na Lava Car Rental já vêm com os seguros de Isenção de danos por colisão (CDW) e Proteção contra roubo (TP). Ainda fechamos, para ficar mais tranquilos, os de Proteção contra cascalhos (GP) e Proteção do para-brisa (WP).
Combustível também é algo que você precisa adicionar nas suas contas. Quando fomos, o litro do diesel era cerca de 250 isk (R$10,70), mas quem aluga carro na Lava tem acesso a um cartão que dá desconto nos principais postos do país.
|Vantagens e desvantagens da campervan na Islândia
Como tudo na vida, existem vantagens e desvantagens para você viajar de campervan na Islândia. No nosso veredito final: foi muito mais vantajoso e fez a viagem ser ainda mais especial!
Vantagens
- Flexibilidade para mudar o roteiro do dia pra noite
- Economizar em alimentação fazendo as refeições no carro (e as compras em mercado)
- Praticidade em ter tudo o que você precisa com você (desde roupas, até equipamentos fotográficos, como foi o nosso caso)
Desvantagens
- Vento para cozinhar
- Frio para ir até o banheiro à noite
- Cuidado extra na hora de dirigir
*O Flymaniacs viajou de campervan pela Islândia em parceria com a Lava Car Rental
qual valor voce gastou em camping e combustivel? to tendo muita dificuldade em saber como fazer com o camping, como que reserva etc…poderia me ajudar?
Oi, Mariana. Tudo bem? Desculpa a demora para retornar!
Esses valores dependem de alguns fatores.
Gasolina: o quanto você cai rodar. O litro do diesel em Out/2021 estava cerca de 250 isk (R$10,70). Algumas locadoras, como a Lava Car Rental, oferecem um cartão que dá desconto em algumas redes de postos. Não é muito, mas ajuda quem quer economizar. No total, nós gastamos R$ 1.800 para rodar mais de 3000km.
Camping: o valor varia demais. Ficamos em campings que não tinha custo (você pagava apenas o banho), e outros já eram mais caros e com uma super estrutura. Sem falar que a época do ano interfere demais nos valores. No mapa dessa matéria, tem vários campings e você consegue clicar em cima de cada um para ter ideia do valor. Esse site também nos ajudou: https://tjalda.is/. Em 6 noites que ficamos em camping, gastamos cerca de R$ 900 para duas pessoas (só para você ter uma ideia).
Espero ter ajudado! 😉