Welcome to London! Para os amantes de arte e cultura, Londres é destino obrigatório. É na terra da rainha que se encontram os melhores e mais diversos museus do mundo. E o melhor: como o governo é responsável pela maioria deles, a entrada é de graça, inclusive para turistas. Mesmo o viajante que tem o orçamento mais folgado, vai adorar economizar alguns pounds.
No entanto, a gratuidade só vale para as exposições fixas. Muitas das mostras temporárias são pagas. Ou seja, fique atento quando quiser conhecer algo um pouco mais diferente. Outra dica é chegar pelo menos 30 minutos antes do museu fechar, pois muitos não deixam entrar próximo ao horário de encerramento.
O Flymaniacs separou alguns dos museus gratuitos mais interessantes para se ver na capital inglesa.
| British Museum
Esse é o grande museu britânico e um dos mais antigos da história (quase 260 anos de existência). A sua coleção conta com objetos antigos da Grécia, Egito, Roma e Oriente Médio. Interessante, mas para alguns pode ser entediante. Em alguns dias ocorrem visitadas guiadas. A entrada é gratuita, mas eles sugerem £5 de donativo logo na entrada. Vale conferir no Centro de Informações.
Confira mais informações sobre o British Museum.
| National Gallery
Além de não pagar para entrar, é possível fazer uma visita guiada (em inglês) sem gastar nada. Para os que preferem o português, pegue um audioguia na entrada, mas esse paga-se (em torno de £3,50). Localizado na Trafalgar Square, é uma das grandes galerias de arte do mundo com obras dos séculos 13 ao 20. O acervo é de impressionar até para aqueles que não são amantes da arte. Os principais pintores da história estão aqui: Michelangelo, Leonardo Da Vinci, Monet, Rembrandt, Van Gogh, Rafael, entre outros.
Confira mais informações sobre a National Gallery.
| National Portrait Gallery
Esse museu foge do óbvio e traz uma visão diferente de galeria exclusivamente de retratos, com fotografias e pinturas. A visita pode surpreender até os menos interessados. Entre desconhecidos e famosos, o viajante encontrará figuras de atletas, artistas e até da realeza, como um retrato da rainha feito por Andy Warhol.
Confira mais informações sobre a National Portrait Gallery.
| Natural History Museum
Considerado um dos melhores museus de História Natural da Europa, é um passeio para todas as idades. Para aqueles que faltaram nas aulas de história, essa é uma ótima pedida. Há reconstituição de esqueletos, exibições sobre o corpo humano e uma galeria que expõe a evolução do planeta Terra.
Confira mais informações sobre o Natural History Museum.
| Science Museum
Depois de visitar museus de artes, conhecer um acervo voltado para a ciência será diferente de tudo aquilo que você já viu. Mesmo para aqueles que não eram muito chegados a matéria na escola, esse é sem dúvida um dos mais interessantes. Não apenas pelo fato de não ter renomados artistas, mas pela forma que o conteúdo é apresentado: repleto de interatividade. O turista poderá passar horas sem nem perceber vendo invenções britânicas do século 18, conhecendo mais sobre astronomia e até descobrindo como o corpo humano funciona.
Confira mais informações sobre o Science Museum.
| Victoria & Albert Museum
É a maior coleção de artes decorativas e de design do mundo. Não há muito o que se ver se você não curtir o tema. O ponto alto do local é a sala Raphael, no 1º andar, em que os visitantes se esparramam pelo chão e arriscam-se a desenhar algumas esculturas.
Confira mais informações sobre o Victoria & Albert Museum.
| Museum of London
São diversas galerias que contam a história de Londres desde os tempos mais primórdios aos anos 2000, passando pelo grande incêndio que quase destruiu a cidade, em 1666. Um pouco de história da cidade em que se está visitando.
Confira mais informações sobre o Museum of London.
| Tate Modern
Para os amantes da arte moderna e contemporânea, este é com certeza um dos melhores museus do mundo. Além do interessante acervo, muitos turistas vão ao local para apreciar a linda vista para o Rio Thames e para a St. Paul’s Cathedral.
Confira mais informações sobre o Tate Modern.
Excelentes lugares e uma cidade que nao me canso de visitar…Muito bom artigo
Também não cansamos!!!
Obrigada!
uma das coisas que eu acho mais incrível em Londres e na inglaterra num geral é o fato de tantos museus fodas serem gratuitos! Já fui em todos da sua lista, adoroooo! A Tate Modern é minha galeria favorita!
Exatamente! Isso é incrível, né? Não pelo simples fato de nós, turistas/viajantes, não termos que pagar. Mas pela cultura ser tão acessível em um lugar como Londres. Também amamos Tate Modern!!!
Economizar em libra é outra coisa né! 🙂 super post pras mãos de vaca como eu hahahah adorei! (além do que sou bem rata de museu, confesso!)
hehehehe cada centavo (em libra, principalmente) é muito bem-vindo!!!
Com muitas saudades de Londres. Adoro museus e essa cidade é incrível nesse campo, né?
Nossa, muito incrível!!! Também já estamos com saudade. Precisamos voltar!
Londres é fantástico. Só ter tantos museus maravilhosos de graça já vale uma viagem, não é? O British Museum é tão grande quanto o Louvre e, como você disse, pode ser cansativo para alguns.
Com certeza já vale a viagem! Sem falar em todas as outras atrações pela cidade. Londres é incrível!
Adoro! Também já estive em todos e sempre volto quando posso. São fantásticos. Único porém é o British ter se apropriado de tantas obras de forma ilegal, mas enfim, não foi o único (o Louvre é ainda pior). Problema recorrente em países “colonizadores”.
Pois é, isso acaba fugindo um pouco do nosso alcance, né? Confesso que faz perder o encanto de algumas obras, mas mesmo assim ainda vale a visita!
Pois é, falam tanto que Londres é uma cidade cara, mas foi uma das cidades onde a gente menos gastou. O maridón e eu AMAMOS museus e sempre vamos (inclusive fomos 2 dias seguidos no British museum), então a gente foram poucas atrações em Londres que a gente teve que pagar alguma coisa! 🙂
Exato!!! A cidade não é das mais baratas, mas dá para fazer MUITA coisa sem gastar. Sem falar nos parques, praças, bairros… tudo de graça e lindo!
Amo Londres! É um lugar que quero voltar logo, sinto muita saudade. E amo atrações gratuitas, hahaha, então, óbvio que amei este post. Estes museus parecem maravilhosos. Pena que em nossa ida até lá não deu tempo de entrar em nenhum destes, mas fica a dica para a próxima.
Está aí um bom motivo para voltar. E ainda não vai custar nada (pelo menos as atrações hehehe).
Londres é uma cidade maravilhosa e suas dicas excelentes, derrubam os argumentos de que não dá pra turistar sem grana. Elas no mínimo, incentivam a explorar a parte cultural, fora os passeios de um ponto ao outro. ☺
Muito obrigada!!! Em toda cidade é possível conhecer sem gastar muito. Não podemos usar isso como desculpa, né?
Que máximo essas dicas porque dizem que Londres é muito caro! Por isso é interessante economizar um pouquinho, ainda mais com o euro nas alturas!
londres é uma delícia com tantos museus gratuitos né, deveria ser assim no mundo tooodo! com ctz ia ser muito mais fácil pra viajar hauehaue
eu adorei os dinos no national history museum
Pois é!! Além de ser mais fácil de viajar, todo teriam direito a cultura!!!