ÁsiaDestaqueDestinos

Alpas Siargao: clima tropical e ligado a natureza nas Filipinas

@flymaniacs@flymaniacs

Dá pra dizer que foi só quando chegamos em Siargao que as Filipinas, enfim, nos deu as boas-vindas. E não tinha como ter uma recepção melhor do que estradas recheadas de coqueiros e pessoas super simpáticas por todos os lados. Foram 4 dias na ilha mais bonita do país e, para curtir da melhor forma, ficamos em uma ótima hospedagem: Alpas Siargao.

Saímos do aeroporto em uma van que nos levaria até a região de General Luna. O percurso até a região central da ilha levou cerca de 40 minutos e estávamos tão encantados com o visual que quase nem percebemos quando chegamos ao Alpas Siargao, nosso hotel pelos próximos dias.

E nossa distração tem um motivo. O Alpas tem um clima incrível, que se funde perfeitamente com a vibe da ilha. Não é um daqueles hotéis que você entra e sente que ele não pertence ao lugar, sabe? Podemos dizer que apesar de pequeno, ele tem uma personalidade forte e ímpar. Quando você entra pela pequena portinha de madeira, quase escondida, a sensação é de que entrou em um cenário de filme. Os chalés de madeira, o chão de areia, os coqueiros… parece que você está vivendo um sonho, não as férias.

O hotel tem um vibe muito conectada a natureza (Foto: Flymaniacs)
O hotel tem um vibe muito conectada a natureza (Foto: Flymaniacs)

Tudo ali foi feito pensando no bem-estar do hóspede. Muita madeira, verde e um staff muito simpático. O que mais a gente iria querer? Veja como foram os nossos dias por lá, apenas o começo do nosso roteiro de 20 dias pelas Filipinas.

| Nossa estadia

Antes de chegar a Siargao, fomos forçados a passar uma noite em Manila, já que o nosso voo foi cancelado por conta do clima. Depois de algumas horas de negociação com a cia. aérea, a dor de cabeça da vez seria explicar, remarcar e negociar com o nosso hotel, pois não iríamos chegar na data combinada. Mas o atendimento do Alpas Siargao já nos surpreendeu antes mesmo da gente chegar lá. A confusão foi resolvida com muita rapidez e foi tudo tranquilo. Essa situação deve acontecer com frequência e, claro, que isso ajuda a forma das pessoas lidarem com o problema.

Mas com certeza já foi um ponto positivo. Avisamos e eles mantiveram a nossa reservar para os dias seguintes. Depois de uma longa viagem, chegamos no hotel e fomos muito bem recepcionados pela Dona, a pessoa que fica a maior parte do tempo na recepção. Ela fala inglês muito bem e nos ajudou muito com todas as dúvidas e sugestões de lugares diferentes para conhecer.

Existem algumas redes espalhadas pelo hotel (Foto: Flymaniacs)
Existem algumas redes espalhadas pelo hotel (Foto: Flymaniacs)

Parece algo tão simples -, e realmente é -, mas ter alguém do outro lado do balcão sorrindo e com boa vontade em ajudar faz muita diferença. Mas muitas vezes as pessoas que trabalham nos estabelecimentos fazem apenas o básico. Pra ser justo, na verdade, sentimos que esse atendimento especial nos hotéis acontece em praticamente em todo lugar do país. O povo filipino é muito simpático e solícito, mesmo aquelas pessoas que não falam inglês. O que foi o caso do Vitor, que ficava no turno da noite na recepção. Ele tinha dificuldade com o idioma, mas nos ajudou com tudo que podia. Ele chegou até a telefonar para alguém para perguntar como dizer uma frase em inglês! Sem falar que nos recebia sempre com o sorriso de orelha a orelha.

Os 4 dias que passamos por lá, nos sentimos muito em casa. Mais do que estrutura, toda a vibe do lugar proporcionou isso.

| O hotel

Todo construído de madeira e bambu, o Alpas Siargao tem um clima bem tropical. Não espere um resort, com quartos luxuosos e banheiras em meio às árvores. Isso nem se quer combina com a ilha. Ele tem aquela pegada mais rústica, porém bem rica (e apaixonante) nos detalhes.

O hotel é formado praticamente por uma área de convivência no centro, com uma grande mesa no centro, um pequeno bar, e um espaço para sentar e curtir a noite (ou dia). Em volta estão os quartos. Todos praticamente do mesmo tamanho, mas para atender os viajantes em formas diferentes: coletivo ou individual.

Espaço tranquilo para relaxar depois de um dia de praia (Foto: Flymaniacs)
Espaço tranquilo para relaxar depois de um dia de praia (Foto: Flymaniacs)

Além do serviço de hospedagem propriamente dito, você percebe que o Alpas Siargao se preocupa com os seus hóspedes e tenta facilitar algumas coisas. Você pode alugar a sua moto diretamente com eles, o que facilita ter que sair procurando pela cidade um local com motos em bom estado, além de já começar o dia pronto pra explorar a ilha.  E ainda, eles têm parcerias com barqueiros que realizam tours como o Island Hopping por um preço que não vimos em nenhum outro local. Bem mais barato do que ir direto no porto!

Esse tour Island Hopping normalmente custa em torno de 1200 PHP em grupo. Lá eles oferecem por 1000 PHP em grupo, ou 1700 PHP um barco privado para duas pessoas. Ou seja, vale muito a pena!

O hotel é feito todo de madeira, muito charmoso (Foto: Flymaniacs)
O hotel é feito todo de madeira, muito charmoso (Foto: Flymaniacs)

Esses pequenos detalhes fizeram toda a diferença pra gente, principalmente porque perdemos um dia de passeio com o voo cancelado. Então todo o auxílio que recebemos das pessoas que trabalham lá nos ajudou a reorganizar o nosso roteiro e fazer tudo o que a gente desejava.

| Acomodações

O hotel tem quartos privativos para casal com banheiro interno, e os outros coletivos (4, 6 e 8 camas), com banheiro compartilhado. O quarto privado, que ficamos, é bem simples, mas garantimos que você não precisará de mais nada além do que eles oferecem. Até porque, caso você não fique em grandes resorts, esse pegada simples você encontrará em todas as hospedagens. Um ponto importante: todos os quartos têm ar-condicionado. Isso faz muita diferença. Ah, e os quartos compartilhados têm também armários.

Existem quartos privativos e coletivos (Foto: Flymaniacs)
Existem quartos privativos e coletivos (Foto: Flymaniacs)

Outro aspecto que vale destacar é que não achamos o banho em si muito bom. Sinceramente, acreditamos que isso ocorre em quase todos os hotéis da ilha, pois já tínhamos lido muito sobre isso. Mas a água tem uma pressão bem fraca e a água não é quente. Tudo bem que esse último ponto é praticamente irrelevante, pois lá faz tanto calor que você vai gostar de um banho morno. De qualquer maneira, não dá pra contar com aqueeele banho depois de um dia no mar.

| Preços

 Os valores variam de acordo com a época do ano e, claro, tipo de quarto que você vai ficar. Para se ter uma ideia, os coletivos começam a partir de 575 PHP e os privados a partir de 2.875 PHP.

| Localização

Se você ainda não se convenceu a ficar no Alpas Siargao, tenho certeza que a localização vai te conquistar. O hotel não poderia estar em um local melhor. Ele fica em General Luna, bem perto dos principais restaurantes da ilha e a 5 minutos de 9 Cloud, uma das praias mais famosas da ilha.

E mesmo ele estando na cara desses lugares mega movimentados, o hotel consegue manter a tranquilidade. Mas quando os restaurantes vizinhos têm música ao vivo, pode ser que você vá dormir com uma música, mas lá tudo para de funcionar às 23h.

Veja mais fotos do Alpas Siargao:

SERVIÇOS

Instagram: @alpassiargao

Facebook: Alpas Siargao

Endereço: Tourism Road, General Luna

E-mail: alpassiargao@gmail.com

Telefone: (0916) 787 8248‬

Wi-fi: grátis, mas fraco

Check-in: 14h

Check-out: 12h

Café da manhã: não tem

Estacionamento: incluso

Aceita animais de estimação

*Valores de março/abril 2019

Deixe sua mensagem