Sabe aquela sensação de viajar no tempo? Ou melhor, conhecer um lugar como se ele tivesse parado no tempo? Foi assim que nos sentimos ao conhecer Ribe, a cidade mais antiga da Dinamarca. Ela é puro charme, com um centro medieval mega conservado, carregada de muita história e ruelas que parecem terem saídos de um filme. E tudo gira em torno de uma igreja imponente que pode ser vista de vários lugares da cidade.

Ribe fica localizada ao sudoeste do país, cerca de 3 horas de carro de Copenhague ou então 1 hora de Vejle, a cidade que moramos aqui na Dinamarca. Podemos dizer que é até um pouco difícil de descrever Ribe, essa cidade tão antiga. Você realmente precisa ir para sentir na pele. Passamos apenas um dia por lá, que acreditamos ser o suficiente, pois ela é bem pequenininha, mas que vale muito a pena entrar no seu roteiro pelo país, caso você queira conhecer além da capital dinamarquesa e explorar a região da Jutlândia.

Neste artigo com tudo sobre Ribe, a cidade mais antiga da Dinamarca, você vai ler:

Além de toda a sua arquitetura, que por si só já é motivo para conhecer Ribe, a cidade é um prato cheio para quem curte a história dos vikings. O país todo respira essa história e cultura, mas Ribe com certeza teve um papel muito importante na Era Viking.

Os jardins do Museu de Arte de Ribe, a cidade mais antiga da Dinamarca, é realmente surpreendente (Foto: @flymaniacs)
Os jardins do Museu de Arte de Ribe, a cidade mais antiga da Dinamarca, é realmente surpreendente (Foto: @flymaniacs)

A cidade surgiu nos anos 700 num lugar muito estratégico e se tornou local de comércio para o Mar do Norte. De lá, os vikings navegavam em navios de madeira para a Europa para fazer compras e, como já sabemos, para espalhar um pouco de terror. Mas hoje, o lugar respira paz e silêncio. Apenas os turistas, os sinos da catedral e o canto noturno da guarda quebram a tranquilidade.

Ou seja, com mais de 1300 anos, Ribe tem muita história para contar. São mais de cem casas preservadas e protegidas, muitas delas com resquícios da arquitetura do século VIII; a Catedral, uma relíquia da Idade Média inaugurada em 1175; e museus imperdíveis.

|O que fazer em Ribe

Ribe, a cidade mais antiga da Dinamarca, é bem pequena e você consegue conhecer praticamente tudo em um dia. Mas chegue cedo, pois não vale a pena fazer correndo. Vá com calma e entre no clima do lugar.

Centro histórico

A cidade de Ribe, a mais antiga da Dinamarca, é bem pequena e você consegue conhecer o Centro Histórico e seus museus caminhando (Foto: @flymaniacs)
A cidade de Ribe é bem pequena e você consegue conhecer o Centro Histórico e seus museus caminhando (Foto: @flymaniacs)

A verdade é que se você não quiser entrar em nenhum museu e só caminhar pelas ruelas e parques, já vale a pena a visita. Acredite quando falamos que a cidade é linda demais e aconselhamos você a se perder entre as ruas. A cidade tem tour guiados pelos principais pontos recheados com muita história.

Pode ser interessante para quem curte ter essa experiência mais imersiva. Inclusive, tem tour à noite que conta um pouco mais sobre os vikings. Não fizemos, mas parece bem curioso. Para marcar, acesse o site da atração e escolha a data. O tour leva 1h30, tem em dinamarquês e inglês e custa 100 DKK por pessoa (cerca de R$ 90).

Leia também: Tivoli Gardens em Copenhague: o parque de diversões

Catedral de Ribe

A Catedral de Ribe, a cidade mais antiga da Dinamarca, é linda e cheia de detalhes do lado de dentro e de fora (Foto: @flymaniacs)
A Catedral de Ribe é linda e cheia de detalhes do lado de dentro e de fora (Foto: @flymaniacs)

De praticamente todos os lugares da cidade você vai conseguir ver a catedral. Ela é praticamente uma “vigilante” de Ribe, pois, além de grande, tem três torres que reinam no céu da cidade. Localizada bem no centro da cidade, a construção foi iniciada por volta de 1150 e finalizada quase 100 anos depois, marcando a Idade Média.

Depois de passar por reformas, hoje ela é a única catedral da Dinamarca que possui cinco naves e é uma igreja paroquial. Para conhecer o seu interior é gratuito e vale muito a pena. Achamos ela bem diferente e interessante do lado de dentro. Você também pode subir em uma das torres (20 DKK) e ter uma vista da cidade e até mesmo do Parque Nacional do Mar de Wadden, que é um Patrimônio Mundial da UNESCO.

Museu Viking (Museet Ribes Vikinger)

Ribe, a cidade mais antiga da Dinamarca, tem um centro histórico que te faz voltar no tempo (Foto: @flymaniacs)
Ribe, a cidade mais antiga da Dinamarca, tem um centro histórico que te faz voltar no tempo (Foto: @flymaniacs)

Ali pertinho do Centro Histórico está o Museu Viking. Uma dica é ir caminhando até ele. Assim você aproveita e vai explorando outros cantos da cidade. Nesse museu, você vai encontrar a história dessa civilização e tirar um pouco daquela ideia que vive apenas no imaginário. O legal é que o museu conta a trajetória do povo por meio de ferramentas e objetos que foram encontrados em escavações arqueológicas.

O museu mostra desde o início dos anos 700, até a Idade Média, em 1700. Ou seja, é muita história em um lugar só. Há também várias peças teatrais sobre a época mostrando, principalmente, marcos importantes da Era Viking. Para saber mais, entre no site do museu.

Ribe Viking Center

Já deu pra perceber que os Vikings são bem presentes na cidade até os dias de hoje, né? Se você quer saber mais do que aprendeu no Museu Viking, ou até ter uma experiência diferente, vale a pena colocar o Ribe Vinking Center no seu roteiro.

O lugar fica meio afastado do centro, na zona rural, ao ar livre e traz uma proposta de recriar o ambiente de séculos atrás. Ele também conta um pouco dessa história, mas podemos dizer que ele mostra na prática como eram algumas coisas. Se só de caminhar pelo Centro Histórico você já tinha a sensação de que ter voltado no tempo, espere até entrar nesse lugar. Eles criaram todo uma atmosfera para parecer que você está naquela época. São simulações de batalhas vikings e atividades da época, como falcoaria e tiro com arco e flecha. Tudo performado por atores e atrizes caracterizados com vestimentas típicas e hábitos de cada época.

Leia também: Roteiro de 12 dias pela Suíça

Museu de Arte (Ribe Kunstmuseum)

O museu de arte de Ribe, a cidade mais antiga da Dinamarca, está localizado a alguns minutos caminhando do Centro Histórico (Foto: @flymaniacs)
O museu de arte de Ribe está localizado a alguns minutos caminhando do Centro Histórico (Foto: @flymaniacs)

Nem só de história viking vive Ribe. Lá também tem um museu de arte bem reconhecido no país por ter obras de artistas dinamarqueses e da Era de Ouro. A coleção mostra o desenvolvimento da arte na Dinamarca ao longo de duzentos anos.

O museu conta com exposições especiais, por isso sempre vale checar se tem alguma exposição de seu interesse. Ele foi fundado em 1891 e fica em uma mansão com um lindo jardim (que vale muito o passeio) que é chamada pelos locais como Castelo.

Parque Nacional do Mar de Wadden

Ali pertinho fica o Parque Nacional do Mar de Wadden, que é Patrimônio Mundial da UNESCO. Para conhecer, é preciso ir com carro. O lugar é um dos três parques nacionais dinamarqueses e tem uma grande reserva natural cheia de vida e experiências.

Leia também: Giethoorn, a cidade holandesa sem ruas

|Como chegar na cidade mais antiga da Dinamarca

A melhor forma de ir até Ribe, cidade mais antiga da Dinamarca, é alugando um carro. Na cidade, você fará tudo caminhando ou de bike (Foto: @flymaniacs)
A melhor forma de ir até Ribe é alugando um carro. Na cidade, você fará tudo caminhando ou de bike (Foto: @flymaniacs)

Ribe, a cidade mais antiga da Dinamarca, fica a quase 300 km da capital Copenhague. Por isso, a melhor forma de chegar até lá é alugando um carro ou pegando um trem. Nós, como sempre, gostamos muito da ideia de alugar carro, pois assim você já vai parando em outros lugares no caminho e acaba conhecendo ainda mais a cara da Dinamarca de verdade.


Dica: alugue um carro com o melhor preço na Dinamarca.


|Onde ficar em Ribe, a cidade mais antiga da Dinamarca

Nós não dormimos na cidade para dizer qual hotel vale a pena ficar. Talvez valha a pena passar uma noite por lá para conhecer com mais calma e até fazer o guia noturno que citamos acima. O bom é que a região central tem vários opções de onde ficar, confira aqui alguns hotéis. Nós sempre buscamos lugares no Booking.com, ferramenta ótima para escolher o melhor local para ficar.


Dica: reserve uma casa no Airbnb e ganhe até R$300 de desconto no primeiro cadastro.


|Onde comer

O centro histórico tem várias opções de restaurante (Foto: @flymaniacs)
O centro histórico tem várias opções de restaurante (Foto: @flymaniacs)

No entorno da catedral, no centro da cidade, você vai encontrar várias opções para comer. Desde cafés charmosos, até restaurantes com pratos mais requintados. Caminhe pelo centro e faça a sua escolha.

Leia também: O que você precisa saber antes de ir para a Suíça

Confira mais imagens de Ribe, a cidade mais antiga da Dinamarca.